quinta-feira, 20 de junho de 2024

Ilhéus é a cidade mais violenta do país


 O mais recente Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, posiciona Ilhéus como a 15ª cidade mais violenta do Brasil. Segundo o estudo, em 2022, a cidade registrou uma taxa de 59,3 homicídios por 100 mil habitantes.

Esta classificação coloca Ilhéus um degrau acima da posição que ocupava no Anuário Brasileiro da Segurança Pública do ano passado, onde figurava em 14º lugar no ranking de taxas de mortes violentas. A vizinha Itabuna, que não estava no top 50 no estudo anterior, agora aparece em 40º lugar, com 89 homicídios em 2022, o que corresponde a uma taxa de 47,7 mortes violentas por 100 mil habitantes.

A Bahia continua a apresentar um cenário preocupante, dominando as estatísticas de violência no país com 11 das 20 cidades mais letais. As cinco primeiras posições são ocupadas por cidades baianas: Santo Antônio de Jesus, Jequié, Simões Filho, Camaçari e Juazeiro. Salvador, a capital do estado, é notadamente a capital mais violenta do Brasil, ocupando a 9ª posição geral com uma taxa de 66,4 mortes por 100 mil habitantes. Feira de Santana segue logo atrás, em 10º lugar.

A persistência de altos índices de homicídios na região, que inclui também altas taxas de mortes de jovens, mulheres e idosos, destaca a urgência de abordagens eficazes para reduzir a violência. As informações do Atlas da Violência fornecem uma base crucial para que políticas públicas sejam direcionadas para enfrentar esses desafios.

Click Bahia
Click Bahia

Esta é uma breve biografia do autor do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário